Muitos casais vêm adotando o conceito casar-se no mesmo local da recepção, ou até mesmo em uma chácara ou na praia. Mas, se os noivos querem um padre para celebrar a cerimonia fora da igreja, os planos esbarram nesta dificuldade. E, para não ser pego de surpresa em cima da hora, o ideal é que se pense neste ponto com bastante antecedência.
É comum que o padre com quem os noivos já tenham um vínculo por frequentar a paróquia, deseje abençoar a união, quer onde ela seja, porém, esta decisão está acima da sua vontade, e não adianta culpa-lo, já que a Igreja Católica expressa que é “proibido a realização do Sacramento do Matrimônio fora do ambiente eclesial”. Desta forma, é preciso compreender que cada protocolo religioso tem suas regras específicas, e que devem ser seguidas pelos noivos que decidem se casar de acordo com cada religião. Desta forma, trouxemos algumas possíveis soluções para quem enfrenta este dilema.

Não abrir mão da Igreja
Se os noivos não querem abrir mão da benção do padre, e ainda assim querem um casamento diferente, seja na praia ou no campo, a ideia é que busquem uma paroquia próxima do local que desejam realizar a recepção. Por vezes, no litoral ou na área rural, próximo as chácaras e espaços para eventos com este formato, existem Igrejas charmosas onde você pode organizar a cerimonia. Lembrem-se de conversar com o pároco com bastante antecedência e verificar a estrutura, número de convidados e ajustar todos os detalhes necessários.

Abrir mão do rito oficial
Para não abrir mão da tradição, da ideia de o padre abençoar a união, mesmo que de maneira extraoficial, os noivos podem procurar um padre que em realizar a cerimonia fora da igreja, de maneira não oficial. Isto implica em não receberem o Registro do Matrimônio emitido pela Igreja, além, é claro, da cerimônia será simbólica e não sacramentada. Ainda que seja um padre que realize a cerimonia, para quem segue os dogmas da igreja, a cerimonia acaba não sendo oficial perante a doutrina.
Achar um padre que aceite realizar tal feito, não é tarefa fácil, mas, um padre conhecido de longa data da família pode aceitar realizar a benção, mesmo que não seja reconhecida pela igreja.
Seja qual for a escolha dos noivos, este é um fato importante e que deve ser considerado com antecedência, para que o casamento seja inesquecível e significativo para os noivos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *